Saturday 10 March 2012

Heleninha Costa & Ismael Netto 1950-1951

Helena Costa Graziolli  * 18 January 1924 + 11 April 2005 in Rio de Janeiro 
Ismael de Araujo Silva Netto  * 7 December 1925 in Belém-PA + 31st January 1956 in Rio.

Heleninha Costa & seus perfumes franceses.
Heleninha Costa, dona Dolores e o noivo Ismael Neto.
reportagem da revista Carioca de 30 Novembro 1950.

O carnaval de 1951 com Heleninha Costa 

Heleninha se prepara para o carnaval de 1951, gravando marchas ['Princesa do Sião' e 'Macaco me lamba'] e sambas ['Vida vazia' e 'Bonequinha da Holanda'] para os foliões - 'Quando Momo acordar, estarei já fantasiada e espalhando minhas músicas!', assim falou a simpática cantora da Radio Nacional - Heleninha e seu noivo, Ismael Neto, um casal ideal.

Quando fomos visitá-la sábado passado, apesar da quase tempestade do dia, encontramo-la ao lado da rádio-victrola ouvindo suas próprias gravações, ainda desconhecidas do público, e que marcarão o início dos lançamentos musicais para a festa de Momo. Estava rodeada de discos e os ouvia atentamente, procurando julgá-los como se fosse uma boa foliona decorando as letras. As composições são: 'Princesa do Sião', marcha de Ismael Neto, Paulo Marques e Victor Simon; 'Vida vazia', samba de Paulo Marques e Arlindo Borges; 'Macaco me lamba', marcha de Ismael Neto e 'Bonequinha da Holanda', samba de Pedro Caetano e Clemente Muniz.

A conversa decorreu à respeito de carnaval, de compositores, de fantasias, de radio e de... noivado! Sim senhores! De noivado porque Heleninha está comprometida com o simpático e amável Ismael Neto, um dos elementos de Os Cariocas, famoso conjunto que também apresentará sucessos para a grandiosa festa. Indiscretamente lançamos a clássica pergunta: 'Mas, quando memos os doces?' Disse-nos que em 1951, já deverão estar unidos, e temos a certeza que será um glorioso e feliz casal.

Por fim, surgiu um cafezinho feito pela dona Dolores, progenitora de Heleninha e senhora de extrema simpatia. Logo em seguida nossa entrevista se viu terminada, pois o maestro Chiquinho telefonava, reclamando sua presença para alguns ensaios, dos quais resultarão verdadeiras e empolgantes surpresas para os foliões de 1951.

reportagem de J. Palhares para a revista Carioca de 30 Novembro 1950.




Heleninha e Isamel inspecionam uma edição de 'Arte de comer bem'; Ismael disse: 'O amor não basta...', e lá foi a coitadinha da Heleninha Costa aprender algumas receitas do clássico 'A arte de comer bem'! O noivo é exigente, não? Sua voz e beleza não chegam?...

Heleninha Costa foi a primeira a gravar 'Barracão', de Luiz Antônio e Oldemar Teixeira Magalhães, na RCA Victor em 20 Agosto 1952, com lançamento em Novembro; 78 rpm n. 80-1007, matriz SB-093411.

charm & poise.
Heleninha Costa prepara-se para cantar enquanto Cesar de Alencar deixa o palco.
Heleninha Costa em Maio 1946.
Ismael & Heleninha who resembled Louise Brooks in a way... 
When Ismael Neto died on 31st January 1956, his sister Hortência Silva took his place at the vocal group Os Cariocas.


No comments:

Post a Comment